8 de dez. de 2009

Helloween anuncia regravações de clássicos em novo álbum

A bada divulgou, recentemente o nome e o conteúdo do cd que comemora 25 anos de Helloween. Segue abaixo a "carta" da banda sobre o novo album UNARMED que infelizmente será um Best Of, mas felizmente serão novas versões das músicas:

"Lamentamos profundamente e pedimos desculpas pelas semanas de silêncio - que foram semanas de insegurança para nós.

Assim, estamos orgulhosos de anunciar que finalmente a Sony Music e a SPV se uniram e cooperaram com a liberação dos nossos direitos.

Queremos também aproveitar esta oportunidade para dar as boas-vindas a equipe altamente motivada da Sony Music no mundo do Helloween e fans!

Datas de lançamento de "Unarmed - Best-Of 25th Anniversary":
16 de dezembro de 2009 - Japão e Sudeste da Ásia (JVC / Victor)
29 de janeiro de 2010 - Europa (Sony / SPV)
As datas de lançamento para o continente americano, serão anunciadas em breve.

"Unarmed - Best-Of 25th Anniversary" é um grande ’obrigado’ a todos os nossos fãs, novos e antigos em todo o mundo! Em vez de reunir uma coletânea com nossas faixas de maior sucesso para comemorar este aniversário, estamos completamente rearranjando e regravado grandes canções e melodias da nossa carreira.

Juntamente com nosso produtor Charlie Bauerfeind, estamos experimentando e testando as "novas canções". Convidamos muitos grandes músicos neste disco especial, com o destaque, sem dúvida, de ter a participação da Orquestra Sinfônica de Praga tocando na "The Keeper´s Trilogy", um medley de 17 minutos que consiste das canções "Halloween", "Keeper Of The Seven Keys" e "The King For A 1000 Years".

Aqui está uma lista de todas as músicas que gravamos:
Dr. Stein
Future World
If I Could Fly
Where The Rain Grows
The Keeper’s Trilogy
Eagle Fly Free
Perfect Gentleman
Forever & One
I Want Out
Falling To Pieces
A Tale That Wasn’t Right

Nós não somos uma daquelas bandas que gostam de celebrar-se, nós só queremos dizer "obrigado" da nossa própria maneira especial a todos vocês que nos acompanhou ao longo dos últimos 25 anos - para nós, este álbum representa uma celebração oficial. Foi um grande desafio e uma grande experiência e tivemos muita diversão gravando nossas faixas mais importante em um equipamento totalmente novo e com novos arranjos. Esperamos que vocês gostem!"

Rivers Cuomo, do Weezer, se fere em acidente de ônibus nos EUA

O vocalista do Weezer, Rivers Cuomo, se feriu em um acidente de ônibus na manhã deste domingo (6), nos Estados Unidos.

O ônibus estava viajando de Toronto, no Canadá, até Boston, EUA, para um show que aconteceria amanhã.

De acordo com o motorista, a traseira do ônibus deslizou no gelo e o veículo bateu em algumas placas de trânsito antes de atravessar a rodovia e cair numa vala.

Cuomo foi levado ao Hospital St. Mary's depois de reclamar de dores nas costelas, informa a CNN.

A esposa e a filha do cantor estavam no ônibus junto com outro passageiro, mas nenhum deles

Música do Bob Dylan é adotada como hino não oficial em evento da ONU.

A música "A Hard Rain's A-Gonna Fall", de Bob Dylan, foi adotada pela ONU como hino não oficial da conferência sobre mudanças climáticas que acontece em Copenhague nesta semana.

A capital dinamarquesa vai receber cerca de 20 mil delegados de 192 países, além de líderes mundiais que debaterão questões como poluição e aquecimento global.

O editor da revista Rolling Stone americana David Fricke disse em entrevista à BBC que os versos de "A Hard Rain's A-Gonna Fall" retratam o mundo atual, apesar da canção ter sido composta em 1962: "Todas as imagens e retratos que essas palavras conjuram são tão familiares quanto uma reportagem de TV a cabo de quatro minutos atrás!"

A canção pertence ao segundo disco de Dylan, "Freewheelin' Bob Dylan", de 1963.

Veja a letra e a tradução da música:

A Hard Rain's A-Gonna Fall Uma Chuva Forte Vai Cair

Oh, where have you been, my blue-eyed son?Oh, onde você esteve meu filho de olhos azuis?
Oh, where have you been, my darling young one? Oh, onde você esteve, meu jovem querido?
I've stumbled on the side of twelve misty mountains, Tropecei ao lado de doze montanhas nebulosas
I've walked and I've crawled on six crooked highways, Eu andei e engatinhei em seis estradas tortuosas
I've stepped in the middle of seven sad forests, Eu pisei no meio de sete florestas tristonhas
I've been out in front of a dozen dead oceans, Entrei e saí da frente de uma dúzia de oceanos mortos
I've been ten thousand miles in the mouth of a graveyard, Estive dez mil milhas na boca de uma sepultura
And it's a hard, and it's a hard, it's a hard, and it's a hard, E é uma forte, e é uma forte, é uma forte, e é uma forte,
And it's a hard rain's gonna fall. E é uma forte chuva que vai cair


Oh, what did you see, my blue-eyed son?Oh, o que você viu, meu filho de olhos azuis?
Oh, what did you see, my darling young one? Oh, o que você viu, meu jovem querido?
I saw a newborn baby with wild wolves all around it Eu vi um bebê recém nascido com lobos selvagens lhe rondando,
I saw a highway of diamonds with nobody on it, Eu vi uma estrada de diamantes sem ninguém sobre ela,
I saw a black branch with blood that kept drippin', Eu vi um galho negro com sangue que pingava,
I saw a room full of men with their hammers a-bleedin', Eu vi um quarto cheio de homens com seus martelos sangrando,
I saw a white ladder all covered with water, Eu vi uma escada branca toda coberta de água,
I saw ten thousand talkers whose tongues were all broken, Eu vi dez mil oradores cujas línguas estavam dilaceradas,
I saw guns and sharp swords in the hands of young children, Eu vi armas e espadas afiadas nas mãos de crianças pequenas,
And it's a hard, and it's a hard, it's a hard, it's a hard, E é uma forte, e é uma forte, é uma forte, é uma forte,
And it's a hard rain's gonna fall. E é uma forte chuva que vai cair.


And what did you hear, my blue-eyed son?E o que foi que você ouviu meu filho de olhos azuis?
And what did you hear, my darling young one? E o que foi que você ouviu meu jovem querido?
I heard the sound of a thunder, it roared out a warnin', Eu ouvi o som do trovão e seu estrondo era um aviso,
Heard the roar of a wave that could drown the whole world, Ouvi o ronco de uma onda que poderia afogar o mundo inteiro,
Heard one hundred drummers whose hands were a-blazin', Ouvi mil bateristas cujas mãos estavam em brasa,
Heard ten thousand whisperin' and nobody listenin', Ouvi dez mil sussurrando e ninguém estava ouvindo,
Heard one person starve, I heard many people laughin', Ouvi uma pessoa morrer de fome, ouvi muitas rindo,
Heard the song of a poet who died in the gutter, Ouvi a canção de um poeta que morreu na sarjeta,
Heard the sound of a clown who cried in the alley, Ouvi o som de um palhaço que chorava no beco,
And it's a hard, and it's a hard, it's a hard, it's a hard, E é uma forte, e é uma forte, é uma forte, é uma forte,
And it's a hard rain's gonna fall. E é uma forte chuva que vai cair.


Oh, who did you meet, my blue-eyed son?Oh, quem você encontrou meu filho de olhos azuis?
Who did you meet, my darling young one? Quem foi que você encontrou meu jovem querido?
I met a young child beside a dead pony, Eu encontrei uma criança jovem ao lado de um potro morto,
I met a white man who walked a black dog, Encontrei um homem branco que passeava com um cachorro preto,
I met a young woman whose body was burning, Encontrei uma jovem mulher cujo corpo estava queimando,
I met a young girl, she gave me a rainbow, Eu encontrei uma jovem menina, ela me deu um arco-íris,
I met one man who was wounded in love, Eu encontrei um homem que estava ferido em amor,
I met another man who was wounded with hatred, Eu encontrei um outro homem que estava ferido em ódio,
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, it's a hard, E é uma forte, é uma forte, é uma forte, é uma forte,
It's a hard rain's gonna fall. E é uma forte chuva que vai cair.


Oh, what'll you do now, my blue-eyed son?Oh, o que farás agora, meu filho de olhos azuis?
Oh, what'll you do now, my darling young one? Oh, o que farás agora, meu jovem querido?
I'm a-goin' back out 'fore the rain starts a-fallin', Vou voltar lá pra fora antes que a chuva comece a cair,
I'll walk to the depths of the deepest black forest, Vou andar até as profundezas da mais negra floresta,
Where the people are many and their hands are all empty, Onde o povo é tamanho e suas mãos estão vazias,
Where the pellets of poison are flooding their waters, Onde as cápsulas de veneno estão afogando suas águas,
Where the home in the valley meets the damp dirty prison, Onde o lar no vale encontra a prisão úmida e suja,
Where the executioner's face is always well hidden, Onde o rosto do executor está sempre bem escondido,
Where hunger is ugly, where souls are forgotten, Onde a fome é feia, onde as almas são esquecidas,
Where black is the color, where none is the number, Onde preto é a cor, onde nada é o número,
And I'll tell it and think it and speak it and breathe it, E eu posso contá-lo e pensa-lo e dize-lo e respira-lo,
And reflect it from the mountain so all souls can see it, E refleti-lo das montanhas para que todas as almas possam vê-lo,
Then I'll stand on the ocean until I start sinkin', Então ficarei em pé sobre o oceano até começar a afundar,
But I'll know my song well before I start singin', Mas eu conhecerei bem minha canção antes de começar a canta-la,
And it's a hard, it's a hard, it's a hard, it's a hard, E é uma forte, é uma forte, é uma forte, é uma forte,
It's a hard rain's gonna fall. E é uma forte chuva que vai cair.

Ficam também os parabéns para:

  • Marty Friedman (ex-Megadeth)
  • Sinéad O'Connor
  • Corey Taylor (Slipknot)

Jim Morrison faria 66 anos, hoje!

Jim Morrison era filho do almirante George Stephen Morrison e sua mulher Clara Clark Morrison, ambos funcionários da marinha americana. Seus pais eram conservadores e rigorosos, todavia Jim acabou por tomar para si pontos de vista completamente antagônicos aos que lhe foram ensinados. Ainda jovem, foi escoteiro.

De acordo com Morrison, um dos eventos mais importantes da sua vida aconteceu em 1949 durante uma viagem de família ao Novo México, que ele assim descreveu:

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A primeira vez que descobri a morte… eu, os meus pais e os meus avós, íamos de automóvel no meio do deserto ao amanhecer. Um caminhão carregado de índios, tinha chocado com outra viatura e havia índios espalhados por toda a auto-estrada, sangrando. Eu era apenas um miúdo e fui obrigado a ficar dentro do automóvel enquanto os meus pais foram ver o que se passava. Não consegui ver nada – para mim era apenas tinta vermelha esquisita e pessoas deitadas no chão, mas sentia que alguma coisa se tinha passado, porque conseguia perceber a vibração das pessoas à minha volta, então de repente apercebi-me que elas não sabiam mais do que eu sobre o que tinha acontecido. Esta foi a primeira vez que senti medo… e eu penso que nessa altura as almas daqueles índios mortos – talvez de um ou dois deles – andavam a correr e aos pulos e vieram parar à minha alma, e eu, apenas como uma esponja, ali sentado a absorvê-las.

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Os pais de Morrison afirmaram que tal incidente nunca ocorreu. Morrison dizia que ele ficara tão perturbado pelo caso que os seus pais lhe diziam que tinha sido um pesadelo, para o acalmar. Em qualquer caso, tenha sido real ou imaginário, o incidente marcou-o profundamente, e ele fez repetidas referências nas suas canções, poemas e entrevistas, como por exemplo no tema "Peace Frog".

The Doors

Morrison tornou-se um descobridor, interessado em explorar novos caminhos e sensações diferentes, e seguiu uma vida boémia na Califórnia, frequentou a Universidade da Califórinia em Los Angeles (UCLA), formando-se no curso de cinema, deambulando por lá, dormindo em sofás telhados, andou por Venice, Los Angeles, devorando livros. Após a graduação pela UCLA, Morrison, após um encontro casual com o seu antigo colega Ray Manzarek, leu-lhe alguns poemas ( entre os quais o famoso "Moonlight Drive"), e ambos decidiram na hora fazer uma banda rock. Para completar a banda vieram mais dois membros juntar-se a eles, Robby Krieger e John Densmore, que Ray conhecia das suas aulas de meditação. O nome da banda – The Doors - foi inspirado no livro The Doors of Perception de Aldous Hulex, que o tinha ido buscar a um verso de um poema de William Blake, que dizia: If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is, infinite. (Se as portas da percepção estiverem limpas/ Toda coisa se apresentará ao homem como ela é, infinita)- The Marriage of Heaven and Hell. Morrison desenvolveu um estilo de cantar único e um estilo de poesia a tocar fortemente no misticismo.

Morrison adoptou a alcunha de "Mr. Mojo Risin'", um anagrama de "Jim Morrison" e que ele usou como refrão na música "LA Woman" no álbum com o mesmo nome e o último que gravou. Era também chamado de Lizard King retirado de um verso do seu famoso épico "The celebration of the Lizard", parte do qual foi gravado no álbum Waiting For The Sun, adaptado a musical nos anos 90.

Ainda antes da formação dos Doors, Morrison começou a consumir várias drogas, a beber álcool em grandes quantidades e a entregar-se a diversos prazeres, aparecendo embriagado para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços em "Five to one").

Apesar de nunca se ter sentido próximo da sua família, Morrison protegia os seus companheiros de banda. Aparentemente, uma vez disse a Ray Manzarek que nunca se sentia confortável num encontro social a não ser que ele ou outro membro do grupo estivesse com ele. Morrison recusou algumas oportunidades de carreira a solo.

Em Março de 1971, após todos os membros da banda terem decidido parar por algum tempo, Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada de sempre, Pamela Courson, com o propósito de se concentrar na escrita.

Morte:

Em Paris, morreu em 3 de julho de 1971, na banheira, aos 27 anos de idade. Muitos fãs e biógrafos especularam sobre a causa da morte, se teria sido por overdose, pois embora Jim não fosse conhecido por consumir heroína, Pam fazia-o (morreu de overdose em 1973) e é sabido que nesse Verão correu Paris à procura de heroína de uma pureza invulgar. Outra hipótese seria um assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano. Morrison referiu-se a si próprio como sendo o nº 4 a morrer misteriosamente, tendo sido os três primeiros Jimi Hendrix, Janis Joplin e Brian Jones (todos mortos com 27 anos) O relatório oficial diz que foi "ataque de coração" a causa da sua morte. Está sepultado no famoso cemitério de Père-Lachaise em Paris. Devido a actos de vandalismo de alguns fãs, por diversas vezes a associação de amigos do cemitério sugeriu que o corpo fosse transferido para outra necrópole.

15 Anos sem Tom Jobim!

Quando falamos nos anos noventa pensamos "Ah... é a década passada, não faz tanto tempo". Mas se pararmos pra pensar, já são 15 anos sem um dos maiores nomes da história da música brasileira!
Antônio Carlos Jobim nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro e mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão epiano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafênica no Brasil.

Vida pessoal

No dia 15 de outubro de 1949, Antônio Carlos Jobim casou-se com Thereza Otero Hermanny (1985), com quem teve dois filhos, Paulo (n. 1950) e Elizabeth (1957).

Em 30 de abril de 1986, ele casou-se com a fotógrafa e vocalista da Banda Nova, Ana Beatriz Lontra, que tinha a mesma idade de sua filha Elizabeth. Tom e sua segunda esposa tiveram dois filhos juntos, João Francisco (1979-1998) e Maria Luiza (1987).

Declarou em entrevista à Tv Globo, em 1987, que o Rio de Janeiro onde viveu sua infância era muito diferente doRio se encontrava na época da entrevista.

Trajetória profissional

Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 50, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura.

Depois da Continental, foi para a Odeon. Entretanto, não tinha tanto tempo para se dedicar à composição, que lhe interessava mais. É nesse época que compõe alguns sambas, em parceria de Billy Blanco: Tereza da Praia, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental (1954), Solidão e a Sinfonia do Rio de Janeiro. Tereza da Praia o primeiro sucesso. Depois disso, ocorreram outras parcerias, como com a cantora e compositora Dolores Duran, na canção Se é por Falta de Adeus.

Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes. Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes. Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova. O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretações de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto. A orquestração é considerada um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade das melodias e harmonias. Inclui, entre outras, Canção do Amor Demais, Chega de Saudade e Eu Não Existo sem Você. A consolidação da bossa nova como estilo musical veio logo em seguida com o 78 Rotações Chega de Saudade, interpretado por João Gilberto, lançado em 1959, com arranjos e direção musical de Tom, selou os rumos que a música popular brasileira tomaria dali para frente. No mesmo ano foi a vez de Sílvia Telles gravar Amor de Gente Moça, um disco com 12 canções de Tom, entre elas "Só em Teus Braços", "Dindi" (com Aloysio de Oliveira) e "A Felicidade" (com Vinícius).

Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em New York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: "Garota de Ipanema". Nos anos de 1962 e 1963, a quantidade de "clássicos" produzidos por Tom é impressionante: "Samba do Avião", "Só Danço Samba" (com Vinícius), "Ela é Carioca" (com Vinícius), "O Morro Não Tem Vez", "Inútil Paisagem" (com Aloysio), "Vivo Sonhando". Nos Estados Unidos gravou discos (o primeiro individual foi The Composer of Desafinado, Plays, de 1965), participou de espetáculos e fundou sua própria editora, a Corcovado Music.

O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom ("The Girl From Ipanema", "How Insensitive", "Dindi", "Quiet Night of Quiet Stars") e composições americanas, como "I Concentrate On You", de Cole Porter. No fim dosanos 60, depois de lançar o disco Wave (com a faixa-título, Triste, Lamento entre outras instrumentais), participou de festivais no Brasil, conquistando o primeiro lugar no III Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com Sabiá, parceria com Chico Buarque, interpretado por Cynara e Cybele, do Quarteto em Cy. Sabiá conquistou o júri, mas não o público, que vaiou ostensivamente a interpretação diante dos constrangidos compositores.

Aprofundando seus estudos musicais, adquirindo influências de compositores eruditos, principalmente Villa-Lobos e Debussy, Tom Jobim prosseguiu gravando e compondo músicas vocais e instrumentais de rara inspiração, juntando harmonias do jazz (Stone Flower) e elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura brasileira. É o caso de "Matita Perê" e "Urubu", lançados na década de 70, que marcam a aliança entre sua sofisticação harmônica e sua qualidade de letrista. São desses dois discos Águas de Março, Ana Luiza, Lígia, Correnteza, O Boto, Ângela. Também nessa época grava discos com outros artistas, como Elis e Tom, com Elis Regina, Miúcha e Tom Jobim e Edu e Tom, com Edu Lobo.

Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste Já (1985) abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.

Em 1987, lançou Passarim, obra de um compositor já consagrado, que pode desenvolver seu trabalho sem qualquer receio, acompanhado por uma banda grande, a Banda Nova. Além da faixa-título, Gabriela, Luiza, Chansong, Borzeguim e Anos Dourados (com Chico Buarque) são os destaques. Em 1992 foi enredo da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Seu último álbum, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer de bexiga, em dezembro, nos EUA.

Algumas biografias foram publicadas, entre elas Antônio Carlos Jobim, um Homem Iluminado, de sua irmã Helena Jobim, Antônio Carlos Jobim - Uma Biografia, de Sérgio Cabral, e Tons sobre Tom, de Márcia Cezimbra, Tárik de Souza e Tessy Callado.

Antônio Carlos Jobim era doutor «honoris causa» pela Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (ca. 1991).

Composições consagradas

  • "Chega de Saudade" (1957), o marco inicial da bossa nova
  • "Água de Beber"
  • "Desafinado" (1959), vencedora de três prêmios Grammy
  • "Samba de Uma Nota Só" (1959)
  • "A Felicidade" e "O Nosso Amor", do filme Orfeu Negro(1959)
  • "Insensatez" (com Vinícius de Moraes) (1960)
  • "Garota de Ipanema" (com Vinícius de Moraes) (1963)
  • "Fotografia" (1965)
  • "Triste" (1967)
  • "Wave" (1967)
  • "Águas de Março" (1970)
  • "Luiza"
  • "Corcovado"
  • "Dindi"
  • "Retrato em Branco e Preto" (com Chico Buarque)
  • "Samba do Avião"
  • "Anos Dourados"
  • "Meditação"
  • "Só Tinha de Ser com Você" (1974)
  • "Sabiá"
  • "Eu sei que vou te amar"
  • "Falando de amor"
  • "Ela é carioca"
  • "Bebel"

Discografia

Álbuns de estúdio

Solo

  • The Composer of Desafinado, Plays (Verve, 1963)
  • Antonio Carlos Jobim (Elenco, 1964), reedição brasileira do álbum acima, com capa e título diferentes.
  • The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim (Warner, 1964)
  • A Certain Mr. Jobim (Warner, 1965)
  • Wave (A&M/CTI, 1967)
  • Stone Flower (CTI, 1970)
  • Tide (A&M/CTI, 1970)
  • Matita Perê (Philips, 1973)
  • Jobim (MCA, 1973), reedição estadunidense do álbum acima, com capa e título diferentes. A diferença é que contém uma faixa a mais: "Waters of March".
  • Urubu (Warner, 1975)
  • Terra Brasilis (Warner, 1980)
  • Gabriela (Som Livre, 1983), trilha sonora original do filme Gabriela, Cravo e Canela.
  • Passarim (Polygram, 1987)
  • Antonio Brasileiro (Columbia, 1994)
  • Inédito (BMG, 1995)

Com parcerias ou como contribuidor

  • O Pequeno Príncipe (Festa, 1957), um audiolivro cuja trilha sonora foi composta por Jobim.
  • Sinfonia do Rio de Janeiro (Continental, 1954), parceira com Billy Blanco.
  • Orfeu da Conceição (Odeon, 1956)
  • Canção de Amor Demais - Elizete Cardoso (Festa, 1958)
  • Amor de gente moça - Silvia Telles (Odeon, 1959)
  • Chega de Saudade - João Gilberto (Odeon, 1959)
  • Por tôda a minha vida - Lenita Bruno (Festa, 1959)
  • Brasília - Sinfonia da Alvorada (Columbia, 1960)
  • O Amor, o Sorriso e a Flor - João Gilberto (Odeon, 1960)
  • João Gilberto - João Gilberto (Odeon, 1961)
  • Getz/Gilberto - Stan Getz, João Gilberto (Verne, 1963)
  • Jazz Samba Encore! (MGM/Verve, 1963)
  • Caymmi Visita Tom (Elenco, 1965), parceria com Dorival Caymmi e seus filhos, Danilo, Dori e Nana Caymmi
  • Garota de Ipanema - vários intérpretes (Philips, 1967), trilha sonora do filme homônimo.
  • Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (Reprise, 1967)
  • Sinatra & Company - Frank Sinatra e Antonio Carlos Jobim (Reprise, 1971)
  • Elis e Tom (PolyGram, 1974), parceria com Elis Regina.
  • Miucha & Antonio Carlos Jobim - vol. I (RCA, 1977), parceria com Miúcha.
  • Miucha & Tom Jobim - vol. II (RCA, 1979), parceria com Miúcha.
  • Edu & Tom (PolyGram, 1981), parceria com Edu Lobo.
  • O Tempo e o Vento (Som Livre, 1985)

Compactos

  • Disco de bolso - O Tom de Tom Jobim e o tal de João Bosco (Zen Editora, 1972)

Álbuns ao vivo

  • Tom, Vinicius, Toquinho, Miucha - gravado ao vivo no Canecão, Rio de Janeiro (Som Livre, 1977)
  • Rio Revisited - Tom Jobim & Gal Costa (Verve/PolyGram, 1989)
  • Tom Canta Vinícius (Universal, 2000)
  • Em Minas ao Vivo: Piano e Voz (Biscoito Fino, 2004)
  • Ao Vivo em Montreal (Biscoito Fino, 2007)

Compilações

  • Antonio Carlos Jobim: Composer (Warner, 1995)
  • Sinatra-Jobim Sessions (WEA, 1979)
  • Meus Primeiros Passos e Compassos (Revivendo, 1997)
  • Raros Compassos (Revivendo, 2000), lançado em três volumes.

Álbuns de tributo

  • The Antonio Carlos Jobim Songbook (Verve, 1994) - interpretado por vários artistas, como Ella Fitzgerald, Oscar Peterson e Dizzy Gillespie, incluindo algumas músicas de álbuns que Tom Jobim participou, como o álbum Getz/Gilbert e The Composer of Desafinado, Plays.
  • Jobim Sinfônico (Biscoito Fino, , 2002) - OSESP
  • Songbook Antonio Carlos Jobim (Lumiar, 1996) - interpretado por vários artistas e lançado em 5 volumes.

A vida e morte de Dimebag.

Darrell "Dimebag" Abbott , também chamado de Diamond Darrell, foi guitarrista das bandas de heavy metal Pantera, Damageplan e Rebel Meets Rebel.

Dimebag nasceu em Dallas, no Estado norte-americano do Texas, filho de Jerry Abbott, compositor de música country. Seu pai era dono de um estúdio de gravação na cidade de Pantego, Texas, onde Darrell viu a performance de muitos guitarristas de blues, inspirando-o a aprender a tocar o instrumento. Logo, Abbott começou a participar de competições estaduais de guitarra e com 16 anos foi proibido de participar porque ganhava muitas vezes.

Entre as principais influências musicais de Dimebag estavam Judas Priest, Randy Rhoads, Eddie Van Halen e Ace Frehley.

Em memória a Dimebag várias bandas, revistas, jornais, programas de TV e algumas celebridades, todas internacionais, se pronunciaram ou fizeram projetos em memória deste guitarrista. Dentre estas homenagens, uma das mais respeitadas é a da banda Black Label Society em seu clipe In The River. Uma outra homenagem também muito conhecida é a música Betrayed da banda Avenged Sevenfold do álbum City of Evil, que tenta retratar o que se passou para Nathan Gale, assassino de Dimebag. A banda Nickelback gravou a música "Side Of A Bullet" em homenagem ao guitarrista, onde foram utilizados samples de estúdio do próprio Dimebag para o solo.

Morte

Em 8 de dezembro de 2004, Nathan Gale iniciou um tumulto durante um show da banda Damageplan no clube Alrosa Villa, na cidade de Columbus, Ohio, e atirou em Darrell, matando-o. Após isso, ele virou-se e começou a atirar em todos os que haviam subido no palco para impedi-lo, matando também o fã Nathan Bray, que estava na platéia, o funcionário do clube Erin Halk e o chefe da segurança Jeff "Mayhem" Thompson, que trabalhavam no local. Foram baleados ainda um dos empresários da banda, Chris Paluska, e o técnico de bateria John “Kat” Brooks, que sobreviveram. 15 pessoas foram atingidas, no total. O oficial de polícia James D. Niggemeyer respondeu rapidamente com tiros, matando Nathan Gale antes que ele fugisse ou matasse mais pessoas.

Os motivos que levaram Nathan Gale a cometer o crime podem nunca ser completamente compreendidos, embora alguns relatem que, antes de atirar, ele gritou algo sobre a dissolução da banda Pantera, da qual o guitarrista Dimebag Darrell fazia parte. Aqueles que o conheciam afirmam que ele era um grande fã do Pantera e que ele sofria de problemas mentais, tendo inclusive sido medicado durante sua passagem pelo Exército americano, no qual serviu de fevereiro de 2002 a novembro de 2003 como mecânico, na Carolina do Norte. Especula-se que sua passagem pelo exército tenha sido problemática pois as circunstâncias de sua saída não foram bem esclarecidas. Alguns manuscritos de Nathan revelaram que ele pode ter sofrido de esquizofrenia. Amigos seus dizem que ele chegou a ter um cachorro imaginário, o que confirmaria a tese. Entusiasta da tatuagem, foi dito que Nathan havia provocado uma pequena confusão ao tentar comprar uma máquina de tatuar na manhã daquele dia. Nathan jogava futebol americano no Lima Thunder, um time semi-profissional, e era conhecido por sempre ouvir músicas do Pantera ao se preparar antes do início das partidas.

A repercussão de seu assassinato foi grande. No Brasil, durante o Jornal da Globo, na Rede Globo, o cronista Arnaldo Jabour chamou a todos os headbangers de "violentos e sujos". Muitas cartas foram enviadas à emissora em protesto aos comentários.

O enterro de Dimebag foi realizado numa cerimônia fechada à imprensa. Somente a família e amigos puderam assistir. No entanto, fãs do mundo inteiro fizeram vigília na sua casa no Texas onde passou sua infância, em um singelo ato de respeito ao guitarrista. Darrell foi enterrado em um caixão do Kiss com uma guitarra original enviada por Eddie Van Halen.

Rumo aos 30 anos sem John Lennon.

Já se passaram 29 anos desde o assassinato de um dos maiores ícones da história da música!

Biografia:

John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940 em Liverpool, Inglaterra, único filho de Alf Lennon e Julia Lennon (cujo apelido de solteira era Stanley). O seu nome de batismo foi em homenagem ao avô paterno John 'Jack' Lennon, e ao primeiro ministro britânico da época Winston Churchill. Seu pai, Alf Lennon, trabalhava na marinha mercante durante a Segunda Guerra Mundial e mandava frequentemente dinheiro para a mulher e o filho que viviam em Liverpool na 9 Newcastle Road. O dinheiro parou de vir quando Alf desertou.

Após ser muito criticada pela família Stanley a respeito de continuar casada e "viver em pecado" com Bobby Dykins, e a considerável pressão de sua irmã Mary "Mimi" Smith (que por duas vezes contactou o Serviço Social de Liverpool reclamando por John ter que dormir na mesma cama que o casal Julia e Bobby) Julia deixou o filho aos cuidados de Mimi. Em 1946, Alfred visitou a casa de Tia Mimi e levou John até Blckpool e secretamente planeou emigrar para a Nova Zelândia com o garoto. Após o fracasso de sua tentativa, Alfred largou o menino com Julia e não manteve contato com John até o início da Beatlemania, quando eles se reencontraram.

Julia pegou novamente John e levou-o para sua casa matriculando-o numa escola local, mas poucas semanas depois ela devolveu-o a Tia Mimi. Julia mais tarde comprou para John sua primeira guitarra. Como John tinha dificuldades em aprender acordes, Julia ensinou-os usando um banjo e um ukelele que eram instrumentos mais simples.

John estudou na Dovedale County Primary School até passar no exame Eleven-Plus (ou 11 +). De 1962 a 1957, ele estudou na Quarry Bank Grammar School em Liverpool, onde ficou conhecido pelos seus desenhos e pelas suas mímicas. Nessa escola, em 1956, ele fundou uma banda de rock chamada The Quarrymen, que daria origem aos Beatles.

Em 15 de julho de 1958, após uma visita, Julia morreu atropelada por um policial, Eric Clague, que dirigia bêbado. Devido a esse fato, Paul e John acabaram se tornando mais próximos, pois Paul também perdeu a mãe muito jovem, tendo ele 14 anos quando ela morreu, de câncer.

John era um aluno problemático na escola, e mesmo assim foi aceito na Liverpool College of Art. Foi nesta escola que ele conheceu sua futura esposa Cynthia Powell e fez amizade com Stuart Sutcliffe. Devido à grande amizade formada, em 1960, Stuart entrou para sua banda de rock como contrabaixista e tempos depois abandonou a banda para se casar com uma alemã em Hamburgo. Stuart morreu em 1962, aos 21 anos de hemorragia cerebral.

The Quarrymen

Lennon fundou os Quarrymen em 1956, inicialmente uma banda de skiffe (ritmo que fazia sucesso na Inglaterra na época) com seu melhor amigo na época, Pete Shotton. Lennon cantava e tocava guitarra enquanto Shotton tocava uma tábua de lavar roupas (o skiffle usava esse instrumento para dar um som rítmico às músicas). Na verdade, quando a banda foi formada ela se chamou "The Black Jacks", nome que durou apenas uma semana e foi substituído por The Quarrymen em homenagem a escola que os garotos estudavam. Para incorporar o grupo foram chamados Eric Griffths (violão), Bill Smith (baixo improvisado) e Rod Davis (banjo).

No dia 6 de junho de 1956, Ivan Vaughan apresentou Paul McCartney a John Lennon, após Paul ver The Quarrymen tocar em uma festa na Igreja de St. Peter. Paul demonstrou suas habilidades como músico a John e foi convidado a entrar para a banda. Em 1957, Paul McCartney mostrou a John sua primeira composição, "I've Lost My Little Girl" (ouvindo isto, John animou-se a compôr também). Vale lembrar que John teve uma certa relutância em chamar Paul para a banda, uma vez que Paul demonstrasse "talento demais", segundo até alguns próprios integrantes de época, e sendo até mesmo melhor do que Lennon na época, causava um certo medo no jovem de ser jogado de lado. Mas, o jovem Lennon logo venceu essa relutância.

Em 1958, John começou a perder o interesse pelo skiffle, começando a tocar mais rock and roll. Rod Davis que tocava banjo saiu do grupo e, em fevereiro, George Harrison entrou para o grupo. Posteriormente, Stuart Sutcliffe (chamado também de Stu) também entrou para a banda como baixista. No verão do mesmo ano, eles gravaram em um disco de acetato de 78-rpm as músicas "That'll Be the Day"(composição de Buddy Holly) e "In Spite of All the Danger" (composição de McCartney e Harrison).

Em 1960, a banda trocou de nome 5 vezes. Stu sugeriu o nome The Beetles (os besouros) em homenagem a banda The Crickets (os grilos), de Buddy Holly. Após uma tournê com Johnny Gentle na Escócia, eles mudaram definitavemente o nome para The Beatles.

The Beatles

John era um destaque na banda. Allan Williams agenciou alguns shows em clubes noturnos de Hamburgo para os Beatles em 1960. Na época os Beatles passaram a ser formados por John Lennon (guitarra), Oaul McCartney (guitarra), George Harrison (guitarra), Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria). A primeira viagem a Hamburgo terminou com a deportação de George (ele era menor de idade).

No dia 21 de março de 1961, os Beatles fizeram a primeira de uma série de apresentações no Cavern Club de Liverpool. Eles voltaram a Hamburgo em abril do mesmo ano. Gravaram um disco acompanhando Tony Sheridan na música "My Bonnie". Stuart acabou abandonando a banda para se casar com a alemã Astrid Kirchherr e não voltou mais a Liverpool.

No dia 9 de novembro de 1961, Brian Epstein viu os Beatles pela primeira vez tocando no Cavern Club e mais tarde assinou um contrato para empresariá-los. No dia 31 de dezembro, eles foram a Londres tentar arrumar um contrato de gravação com a Decca Records, mas foram dispensados. Em abril de 1962, os Beatles voltaram a Hamburgo para tocar no Star Club e receberam a notícia da morte de Stu. Isso foi um choque para John que já havia perdido seu tio George, sua mãe Julia e agora seu amigo Stu.

Finalmente, assinaram um contrato de gravação em 9 de maio de 1962 com a Parlaphone Records. George Martin, o produtor musical dos Beatles, sugeriu que eles trocassem de baterista, o que foi feito com a entrada de Ringo Starr também de Liverpool. Finalizava-se então a formação dos Beatles com John Lennon (guitarra), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra) e Ringo Starr (bateria). Paul McCartney passou a tocar baixo após a saída de Stu.

Em 5 de outubro de 1962, os Beatles lançaram seu primeiro compacto com a música "Love me Do". E no dia 11 de fevereiro de 1963, em apenas um dia, gravaram seu primeiro álbum Please Please Me. Não demorou muito para os Beatles se tornarem um grande sucesso na Inglaterra. E, com o posterior sucesso nos Estados Unidos, inicava-se a beatlemania.

Na primeira fase do grupo, John era responsável pela maioria das composições dos Beatles, mesmo elas sendo assinadas como dupla Lennon/McCartney. Era evidente sua liderança e maior produtividade musical na banda. John Lennon também começou a desenvolver-se como letrista e compôs algumas músicas mais intimistas influênciadas por Bob Dylan como "I'm a loser" e "You've got to hide your love away". Durante a segunda fase dos Beatles, John revelou-se cada vez mais um grande letrista. Entre suas composições estão "All You Need is Love", "Strawberry Fields Forever", "A Day In My Life" e "Across The Universe" entre outras.

Em 1966, John declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo. A declaração foi mal recebida e John pediu desculpas, se explicando logo depois.

Devido à morte do empresário dos Beatles, Brian Epstein, em 1967, Paul começou a tomar o controle sobre a banda. O fracasso financeiro da Apple Corps, empresa criada pela banda, a presença constante de Yoko Ono nos estúdios de gravação e a procura conflituosa de um novo empresário, fizeram com que principalmente John e Paul tomassem lados opostos. Durante as gravações o clima estava cada vez mais tenso; Em 1970, Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles.

Logo após a separação, John deu uma entrevista a Revista Rolling Stone, onde ele mostrou ressentimentos relacionados a Paul McCartney e aos Beatles. Segundo ele, os Beatles tratavam com hostilidade Yoko Ono e quando Paul tomou o controle da banda, eles começaram a rodar em círculo.

Yoko Ono

John casou-se a primeira vez em 23 de agosto de 1962 com Cynthia Powell. Ela estava grávida e, em 8 de abril de 1963, eles tiveram um filho chamado Julian Lennon (cujo nome de batismo foi John Charles Julian Lennon). No começo do sucesso dos Beatles, orientados pelo empresário Brian Epstein, eles tentaram esconder o fato de John ser casado para não magoar as fãs. Mas, este segredo não durou muito tempo.

No dia 9 de novembro de 1966, John conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono. Yoko estava expondo em uma galeria de arte chamada Indica em Londres. Embora Yoko tivesse desde então procurado John várias vezes para pedir financiamento para outra exposição, eles mantinham um distanciamento. Somente em 1968 é que John e Yoko começaram um relacionamento amoroso. Na época, Cynthia estava viajando e quando descobriu o caso do marido pediu divórcio, alegando infidelidade.

Após a separação de John e Cynthia, o caminho ficou aberto para Yoko. John levou-a a gravações do Álbum Branco dos Beatles. O clima entre os Beatles já não estava dos melhores e a presença de Yoko elevou o clima pesado, pois Paul McCartney e George Harrison não a viam com bons olhos. A imprensa e os fãs dos Beatles chamavam Yoko de feia, o que fez que John declarasse que ele e ela eram uma pessoa só.

Durante os últimos anos dos Beatles, John e Yoko tornaram-se inseparáveis. Eles apareceram juntos na gravação do Rock and Roll Circus dos Rolling Stones e protestaram juntos contra a guerra do Vietnã No dia 20 de março de 1969, eles se casaram em Gilbratar e na lua de mel promoveram o famoso bed-in. Ainda no mesmo ano, durante as gravações do álbum/filme Let it be, Yoko esteve presente.

Um pouco depois da separação dos Beatles, o casal mudou-se para New York e envolveram-se em protestos anti-guerras. Em 1973, se separaram e John começou a viver com uma nova mulher, May Pang. Após a reconciliação de John e Yoko, no dia 9 de outubro de 1975, eles tiveram um filho chamado Sean Lennon, (nascido Sean Taro Ono Lennon). John abandonou a carreira para dedicar-se mais ao filho e permaneceu ao lado de Yoko até quando morreu.

Yoko Ono foi e ainda é taxada por muitos fãs dos Beatles como uma das principais causas da separação do grupo. Também é tida como uma aproveitadora e manipuladora da carreira solo do John, uma mulher sem talento musical que se fez presente em muitos álbuns solos de John. Por outro lado, seus defensores alegam que Yoko é atacada por não fazer parte de uma padrão de beleza comum. Alegam que Yoko estimulou John a ter uma atitude mais preocupada com problemas sociais (guerra, violência, política, etc.) e a viver mais intensamente sua vida privada com o filho e a família. Seja como for, Yoko é uma figura polêmica entre os fãs do cantor e músico, mas que viveu ao seu lado, recebendo inúmeras declarações de amor de John até sua morte.

Carreira solo

Anos 1960:

Junto a Yoko Ono, John começou sua carreira solo mesmo ainda fazendo parte dos Beatles, mas sem muito sucesso. Ele lançou o primeiro álbum, Two Virgins, em novembro de 1968. Two Virgins era um álbum experimental e que trouxe gravações caseiras. A capa do álbum causou polêmica, pois os dois apareceram nus. Um mês antes do lançamento do álbum, eles foram presos pela polícia por porte de drogas.

Após o casamento em Gibraltar, em março de 1969, eles realizaram o primeiro "Bed-in for Peace" no hotem Hilton em Amsterdam, nos Países Baixos. "Bed-ins" era conferências de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel. O movimento não foi bem aceito pela imprensa e eles acabaram sendo ridicularizados por ela. Em maio do mesmo ano, lançaram o segundo álbum Life With The Lions e realizaram o segundo "bed-in", em um hotel da cidade de Montreal, Canadá, onde gravaram a canção "Give Peace a Chance" que se tornaria posteriormente em hino a favor da paz.

Ainda em 69, lançaram o compacto com a canção "Give Peace a Chance". Em outubro, foi a vez do compacto com a canção "Cold Turkey" e em novembro, o álbum chamado Wedding Album. John quis lançar a canção "Cold Turkey" em compacto com os Beatles, mas como eles não estavam dispostos a incluí-la em um compacto, ele a gravou sozinho com Yoko.

John devolveu sua MBE (Membro do Império Britânico) que ele havia recebido da rainha Elizabeth II, no mês de novembro de 1969, em protesto contra o envolvimento britânico na guerra do Biafra e contra o apoio dado aos Estados Unidos na guerra do Vietnã.

Ele foi convidado a participar junto a Yoko Ono do Rock'n Roll Revival Concert de Toronto que contou com a participação, entre outros, de Chuck Berry e Little Richard. O show foi realizado em setembro de 1969, e virou o álbum solo de John, Live Peace in Toronto. A banda que acompanhou John Lennon no show incluiu Eric Clapton na guitarra e Allan White na bateria (integrante da banda de rock Yes).


Anos 1970:

Após a separação dos Beatles, John lançou seu álbum John Lennon Plastic Ono Band em dezembro de 1970. Era o primeiro álbum solo oficial depois dos três álbuns experimentais e do álbum ao vivo lançados enquanto ainda estava nos Beatles. Na época, John e Yoko participavam da terapia primal do Dr. Arthur Janov em Los Angeles. Através da terapia, John tentou lidar com seus traumas da infância (abandono, isolamento e morte). De volta a Inglaterra, John chamou o produtor Phil Spector e começou as gravações do álbum. Participaram do álbum o ex-beatle Ringo Starr, além de Billy Preston e Alan White, futuro membro do Yes. John Lennon fala do abandono da mãe e do pai na canção "Mother". Na canção "God" John diz a famosa frase "O sonho acabou" em referência aos Beatles, e afirma ainda não acreditar nos Beatles e em Jesus.

Em 1971, John atinge o sucesso com o álbum Imagine. A faixa-título faz muito sucesso e torna-se um hino da paz no mundo inteiro. Neste álbum, John ataca o ex-parceiro musical, Paul McCartney com a canção "How do you sleep?". Na canção, John acusa Paul de fazer "canção muzak" (canções que são tocadas em elevador) e diz que a única coisa que Paul escreveu bem foi a canção "Yesterday", e que desde que abandonou os Beatles que as suas canções são desinteressantes ("The only thing you done was yesterday and since you're gone you're just another day"). John alegou que Paul sempre o atacava sutilmente em seus discos (Paul admitiu que tinha feito referências a John no disco Ram) e que "How do you sleep?" era uma resposta a essas provocações. Paul, muitos anos depois, responderia aos muitos críticos que o acusavam de fazer "Silly Songs" com a canção "Silly Love Songs". "Jealous Guy" foi originalmente composta por John em 1968, tinha uma letra diferente e se chamava "Child of Nature". Os Beatles até chegaram a ensaiá-la para o álbum duplo The Beatles, mas ela acabou ficando de fora do mesmo. "Gimme Some Thruth" foi gravada com os Beatles durante as sessões de Let it Be, mas também ficou de fora do álbum Let It Be. George Harrison tocou guitarra na canção "How do you sleep?". Yoko participa do álbum como co-produtora, além de ser co-autora da música "Oh My Love", uma das mais belas do disco. John viria a dizer, pouco antes de sua morte, que parte da letra de "Imagine" era de Yoko, apesar de ele não haver creditado a parceria à esposa. O álbum atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso americana e inglesa.

Em 1971, John e Yoko mudaram-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos e no ano seguinte realizaram o álbum Some Time In New York City, com músicas dele e de Yoko. Na época, John recebia em sua casa vários ativistas e criticava a postura política do presidente americano Richard Nixon.Anos mais tarde, o FBI confessou que investigava a vida de John por causa de seu envolvimento político. O álbum também trazia canções de postura anti-racial, contra a brutalidade policial e anti-sexista como na canção "Woman is The Nigger of The World" entre outros temas. A canção chamada "Sunday Bloody Sunday" era em referência ao domingo sangrento acontecido na Irlanda. No álbum foram incluídas algumas gravações ao vivo, uma que trazia John em um show em Londres em 1969 organizado pela Unicef e outro gravado em Fillmore East em 1971 com Frank Zappa e The Mothers of Invention.

Em 1973, John lançou o álbum Mind Games que marca o iníco de sua separação de Yoko Ono, por iniciativa dela. John mudou para Los Angeles e teve um caso com uma assistente, May Pang. Nesta época ele afundou no uso do álcool e por várias vezes se envolveu em brigas e confusões. Um de seus mais frequentes companheiros de farra era o cantor Harry Nilsson, de quem ele produziu o disco Pussy Cats. Mantinha sempre contato com Yoko e queria voltar para New York, mas a esposa dizia ainda não ser o momento.

Em 1974, John ainda com May Pang, passou a maior parte do tempo em bebedeiras com amigos como Ringo Starr, Harry Nilsson e Keith Moon. Lançou neste ano o álbum Walls And Bridges. Alcançou sucesso com as canções "#9Dream" e "Whatever Gets You Thru The Night", esta, com a participação de Elton John no piano e vocalização. Um mês após o lançamento do álbum, ele participou do show de Elton John no Madison Square Garden na cidade de New York. E pouco tempo depois, voltou a viver com Yoko Ono, largando May Pang. Vários anos após a morte de John Lennon, Yoko apagaria a voz de May que aparecia no coro de "#9 Dream".

No ano seguinte, John lançou o álbum Rock and Roll, que apresentava suas versões covers para rock antigos que ouvia na sua adolescência. Conseguiu fazer sucesso com a canção "Stand by Me" composição de Jerry Leiber, Mike Stoller e Ben E. King.

Na época da gravação do álbum Rock'n Roll, Yoko engravidou de John Lennon e após o nascimento do seu filho, Sean, John abandonou a carreira para se dedicar ao filho e a família. Ainda em 1975, John ganhou o Green Card americano, o que lhe deu direito de permanecer morando nos Estados Unidos, mesmo sendo estrangeiro.

Após cinco anos de reclusão, em 1980, John Lennon voltou a gravar um novo álbum, Double Fantasy. Durante este período de reclusão, John gravou alguma coisa em sua casa e compôs algumas canções. O álbum foi dividido entre canções de Lennon e Yoko. Em "(Just Like)Starting Over", John faz referências à sua volta. "Starting Over" e "Woman" atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso. Ainda fizeram sucesso "Watching the Wheels" e "Beautiful Boy", sucesso que foi impulsionado pela morte de John Lennon.

Morte

Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em New York, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, John foi abordado por um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz era Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou atirando em John Lennon com revólver calibre 38. A polícia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, "O Apanhador no Campo de Centeio" de J.D. Salinger. John morreu após perder cerca de 80% de seu sangue aos quarenta anos de idade. Logo após a notícia da morte de John Lennon, que correu o mundo, uma multidão se juntou em frente ao Dakota, com velas e cantando canções de John e dos Beatles. O corpo de John foicremado no Cemitério de Ferncliff, em Hartsdale, cidade do estado de New York, e suas cinzas foram guardadas por Yoko Ono.

O assassino foi preso, pois permaneceu no local, esperando os policiais chegarem. Ao entrar na viatura, pediu desculpas aos policiais pelo "transtorno que havia causado". Em seu julgamento alegou ter lido em "O apanhador no Campo de Centeio" uma mensagem que dizia para matar John Lennon. Acabou sendo condenado à prisão perpétua e até hoje é mantido numa cela separada de outros presos, devido às ameaças de morte que recebeu.

Após a morte de John, foi criado um memorial chamado Strawberry Fields Forever no Central Park, em frente ao Dakota. Alguns discos póstumos foram lançados, como Milk and Honey, com sobras de canções do disco Double Fantasy. Várias coletâneas e um disco chamado Accoustic foram lançados em 2005. Yoko Ono administra tudo o que se refere a John Lennon, suas canções em carreira solo, seus vídeos e filmes.

A última foto de John Lennon vivo, junto com seu assassino, foi tirada pelo fotógrafo Paul Goresh.

Discografia

  • Unfinished Music No.1: Two Virgins (1968)
  • Unfinished Music No.2: Life With Lions (1969)
  • Wedding Album (1969)
  • Live Peace In Toronto (1969)
  • Plastic Ono Band (1970)
  • Imagine (1971)
  • Sometime In New York (com Yoko Ono) (1972)
  • Mind Games (1973)
  • Walls And Bridges (1974)
  • Rock 'n' Roll (1975)
  • Shaved Fish (coletânea) (1975)
  • Double Fantasy (com Yoko Ono) (1980)
  • The John Lennon Collection (coletânea) (1982)
  • Milk And Honey (com Yoko Ono) (1984)
  • Live In New York City (show gravado em 1972)(1986)
  • Menlove Avenue (1986)
  • Imagine: John Lennon (1988)
  • Lennon (Box com 4 cds) (1990)
  • Lennon Legend (coletânea) (1997)
  • John Lennon Anthology (1998)
  • Wonsaponatime (1998)
  • Accoustic (2004)
  • Peace, Love & Truth (2005)
  • Working Class Hero: The definitive John Lennon (coletânea)(2005)
  • The US Versus John Lennon (coletânea)(2006)