7 de dez. de 2009

Parabéns Dominic Howard

O Baterista da banda Muse faz 32 anos hoje.
Dom Howard foi o primeiro baterista a ser cogitado a rockstar mais sexy da atualidade, e seus colegas de banda o descrevem como o mais limpo, mais preocupado com sua aparência e também o mais mandão. Porém, à primeira vista, podemos o descrever como um cara tranquilo que está sempre sorrindo, mas, na verdade, é uma pessoa reservada e, ao contrário de Matt Bellamy, está sempre tentando contornar as perguntas sobre sua vida pessoal. Apesar disso, ele é considerado pelos fãs o membro mais acessível da banda e demonstra adorar a vida de rockstar.


Dominic James Howard nasceu no dia 7 de dezembro de 1977 em Stockport, uma cidadezinha perto de Manchester, e, apesar de parecer o mais novo, Dom é, na verdade, o mais velho da banda (o que não quer dizer que ele seja o mais maduro). Quando tinha entre 8 e 9 anos, sua família, que incluía seus pais e sua irmã mais velha, se mudou para Teignmouth. Dom nunca tinha sido muito ligado em música. Sua única influência musical significativa era sua mãe, que estava sempre tocando seus vinis pela casa, ou sua irmã, que estudava em uma escola de arte. Ela tentou ensiná-lo a tocar teclado quando ele tinha 5 anos de idade, mas não deu muito certo. Apesar de tudo, Dominic pensava em música apenas como algo que passava na TV. Até que, aos 11 anos, Howard assistiu a uma apresentação da banda de jazz da escola e foi daí que surgiu o interesse por música, principalmente pela bateria. Fez poucos meses de aula e, depois disso, quis aprender o resto sozinho, apenas ouvindo artistas de jazz, entre eles Buddy Rich. Ele formou sua primeira banda com 14 anos de idade, chamada Carnage Mayhem. A banda se apresentava em vários pubs pequenos em Devon, ou na casa de amigos etc. Dom passou a ser o ‘garoto descolado’ na escola e todos queriam tocar em sua banda. Foi então que conheceu Bellamy e, finalmente, Matt entrou na banda para tocar guitarra.
Após várias trocas de membros, Chris Wolstenholme, que tocava bateria em outra banda, resolveu tocar baixo com Matt e Dom. A banda mudou de nome várias vezes até ganharem um concurso de “batalha de bandas” com o nome de Rocket Baby Dolls, que algumas semanas depois passou a se chamar Muse. Nessa mesma época, ele chegou a trabalhar na cantina da escola e em uma fábrica de camisetas, onde empacotava camisetas das Spice Girls. Enquanto isso, Dom pensava em fazer faculdade de artes e ser estilista, caso sua carreira musical não decolasse. Aliás, Dom é famoso por carregar uma espécie de “bolsinha de acessórios” (faff bag) nas viagens, que contém, entre cremes e produtos para pele, uma mini máquina de costurar. Dom se mudou para Londres junto com os colegas de banda e então começou a se dedicar à música profissionalmente. Ele é o mais comunicativo no palco e sempre se diverte bastante durante os shows.
Sobre preferir shows pequenos ou festivais, Dom diz que são energicamente diferentes e que adora ambos, não podendo escolher quais são os melhores. Muse sempre foi conhecido por suas apresentações em grandes festivais europeus, como o Bizarre Festival, o Reading e o Glastonbury. O festival Glastonbury de 2004 foi particularmente marcante para a banda, onde foi a atração principal da última noite. Os grandes festivais são eventos para trazer a família, e com Dominic não foi diferente. Aquele era o melhor momento de sua carreira, mas ele não sabia o que viria depois. Seu pai, que estava no backstage assistindo ao show, sofreu um ataque cardíaco e teve que ser levado às pressas para o hospital, mas não resistiu. Dom não sabia de nada até terminarem o set e foi recebido no backstage com a notícia da tragédia. Todos foram para Devon dar apoio a ele e sua família. Howard pensou em desistir da carreira naquele momento, que foi decisivo para a banda. Três meses depois, Dom decidiu voltar e disse que não teria conseguido sem o apoio de Chris, que também perdeu o pai.

Depois de estar no ápice de sua carreira e ir ao fundo do poço em sua vida pessoal no mesmo dia, a banda Muse se fortaleceu e, a partir daí, só fez mais sucesso. Em 2006, como prova de seu sucesso profissional, Dominic Howard, além de ter contrato com a Tama Drums, adquiriu sua própria assinatura de baquetas. Howard ainda mora em Londres, é solteiro (seu último relacionamento foi com a estudante estadunidense Jessica Love; tendo duração de, aproximadamente, quatro anos e terminado no início de 2008) e pode ser visto durante a noite nos pubs londrinos, rodeado de outros rockstars, quando não está trabalhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário